Cotas anteriores/Outras cotas :
Folha de rosto/Incipit textual:
Hoc libro continentur fere / omnia, quę cantantur / a Dnica in palmis / usque ad ſabbathum / ~: ſanctũ :~
Autoria da música:
[Fr. Manuel Cardoso]
Herrera
[Rei D. João IV?]
Alfonsi Lobo
Morata
Prenestinae
Joanis Laurentii Rebello
[Mateo Romero]
Thome Ludovici de Vitoria
(anónimo)
Assunto:
Motetos
Música coral sacra, cânticos, hinos
Música da Paixão
Música e cânticos litúrgicos
Música sacra
Música vocal
Dimensões - Alt x Larg (cm):
Notas de encadernação:
Encadernação em pergaminho, sem qualquer inscrição ou decoração. Atilhos de tecido ainda em uso.
Foliação/Paginação:
Este volume é constituído por dois livros de origem distinta, cada um com numeração própria. Uma terceira numeração, inscrita no séc. XX por Manuel Joaquim (Joaquim 1953, 107), inicia-se na folha de guarda e perpassa os dois livros. Foliação original: 1 fólio não numerado (com música, acrescentado no séc. XIX) + 1 folha de rosto (frontispício) + 1 fólio não numerado (índice) + 19 fólios numerados (Livro I) + 55 fólios numerados (Livro II) + 1 folha de guarda final = 78 fólios. Em falta: Livro II, ff. 24-8 (não contabilizados na numeração de Joaquim).
Descrição das Marcas de Água:
Nos fólios acrescentados tardiamente (folhas de guarda, f. 1, remendo do f. 45 e f. 74), é visível uma marca de água composta por brasão com trompa de caça, encimado de coroa com flores de lis, com a inscrição "1808" subjacente, 128 x 42 mm, datado do início do séc. XIX. O desenho é em tudo igual ao referenciado na ligação infra.
Comentários à notação musical:
Uso de notação mensural negra para as secções em cantochão das peças polifónicas.
Género:
Antífonas
Benedicamus Domino/Deo gratias
Hinos
Impropérios
Missas
Paixões
Responsórios
(Outros)
Comentários/Notas Gerais:
Este volume é constituído por dois livros de origem distinta, já que cada um apresenta foliação própria. O Livro I corresponde aos ff. 4-22 da foliação moderna e o Livro II aos ff. 23-72. Cada livro foi elaborado por sua mão, bastante diferente uma da outra; a do Livro II é mais conservadora do que a do Livro I, mas ambas são datáveis do séc. XVII. Do mesmo século parece ser a mão que acrescentou os versículos no verso do último fólio do Livro II, onde é visível também um apontamento musical da segunda metade do séc. XVIII (a julgar pela notação). O índice do f. 3, incompleto, foi inscrito por mão do séc. XVIII. Verso da capa e 1.º fólio foram acrescentados no início do século XIX (conforme indica a respectiva marca de água, com a inscrição "1808").