Cotas anteriores/Outras cotas :
Folha de rosto/Incipit textual:
OFFICIUM / MAJORIS HEBDOMADAE / Complectens ea, / Quæ à Choro cantari conſueverunt in cantu figurato / Quatuor vocum / A' Miſſa Dominicæ in Palmis uſque ad Miſſam & / Veſperas Sabbati ſancti: interjecto etiam ubi opusfuit / cantu plano, ad majorem canentium / commoditatem. / Omnia ex probatiſſimis Regiæ Muſices Bibliothecæ / Auctoribus deprompta ac ſelecta. / Quæ vero / In iis deſiderabantur, aliquot Modernorum non / inconcinnis compoſitionibus / ſuppleta ſunt. / Pro Sacra & Regia Capella Sereniſſimi / BRIGANTIAE DUCIS // Vincentius Perez Petroch Valẽtinus Sacroſanctæ Baſilicæ / Patriarchalis Ulixbonen. Scriptor: Exarabat. / ULYSSIPONE OCCIDENTALI / ANNO / MDCCXXXV.
Autoria da música:
Fr. Ferdinandi de Almeida
Francisci Antonii de Almeida
Hieronymus Bezzi
Fratris Emmanuelis Cardozo
Gabrielis Dias Besson
Joannis Esquivel
Airesii Fernandes
Patris Joan. Georgii
Alphonsi Lobo de Borja
Christophori Morales
Joannis Petri Aloysii Prænestini
Matthæi Romero vulgo Capitan
Patris Emmanuelis Soares
Thomæ Ludovici de Victoria
(anónimo)
Assunto:
Motetos
Música coral sacra, cânticos, hinos
Música e cânticos litúrgicos
Música sacra
Música vocal
Dimensões - Alt x Larg (cm):
Notas de encadernação:
Encadernação em pele castanha sobre madeira. Cercadura dupla e moldura central concêntrica com tarjas de motivos geométricos (entrelace duplo) e fitomórficos (na segunda cercadura). Provida de cantoneiras e umbílico metálicos ornamentados, e também quatro brochos metálicos simples, estes nos cantos da moldura central; todas estas ferragens são idênticas às do livro A-012. Conserva dois fechos funcionais, estando os colchetes metálicos suspensos em tiras de pele.
Foliação/Paginação:
1 folha de guarda + 1 folha de rosto (frontispício) + 1 fólio não numerado (título de secção) + 217 fólios numerados + 2 fólios não numerados (índice) = 222 fólios.
Descrição das Marcas de Água:
- Monograma P, V (?) e L, 35 x 25 mm.
- Marca de água recorrente ao longo de todo o livro. Igual marca de água nos livros A-008, A-012 e A-013. Desenho semelhante ao referenciado na ligação infra (datado de 1735).
Comentários à notação musical:
Uso de notação mensural negra para as secções em cantochão das peças polifónicas.
Comentários/Notas Gerais:
Livro copiado inteiramente pela mão de Vicente Perez Petroch Valentino, copista da Igreja Patriarcal de Lisboa, incluindo o índice completo nos últimos fólios (ff. [218]r-[219]v). Neste índice é feita também a atribuição de autoria das peças e referenciada a fonte de onde foram copiadas.